Páginas

CÁRIE É DOENÇA INFECTOCONTAGIOSA ! ! ! VOCÊ SABIA???

     A cárie é uma doença transmissível e infecciosa que acontece quando há uma associação entre uma dieta inadequada e a uma higiene bucal deficiente, ocorrendo o acúmulo da placa bacteriana, principal fator de risco para esta doença.

     O tecido que reveste o dente é chamado de esmalte dentário, formado 98% por minerais, e é considerado dentro da natureza, o segundo mineral mais duro, só perdendo para o diamante. Então eu pergunto, como é que as bactérias microscópicas conseguem destruir esse esmalte? Simples, liberando ácidos que causam uma desmineralização. E com a perda de minerais as cavidades (cáries) começam a aparecer.

     A cárie está intimamente ligada à alimentação. Pessoas que tem o hábito de beliscar entre as refeições, mania de balas e chicletes, cafezinhos ao longo do dia, etc estão mais sujeitas a esta doença. Se não houver uma mudança de hábitos alimentares, não adiantará fazer uma correta higiene bucal.

     A transmissão da cárie se dá mais em crianças com até 2 anos de idade, pois nesta fase, a criança ainda não tem anticorpos suficientes para combate-la. Normalmente, ela é transmitida pelos pais e babás ao assoprar a papinha, compartilhar os mesmos talheres, beijar na boca e outros hábitos nocivos às crianças.

     Para evitar a cárie é simples: basta mudar os hábitos alimentares, fazer uso correto do fio dental e da escova de dentes, e manter frequentes as visitas ao dentista a cada 6 meses. (Fonte: site innovative)


Dra. Lídia Madeira Odontologia
Rua Dr. Guilherme da Silva, 450 (Sala 01) Cambuí, Campinas - SP
Tel: (19) 3383-6617
.
.
.